Depoimentos
A Olimpíada Itabirana de Matemática teve início em 2018 e, desde então, a equipe da OIM tem buscado propagar a importância da matemática como um produto da mente humana, que se organizou e passou por transformações ao longo dos séculos, até os dias atuais. A responsabilidade da OIM está além da competição, que ocorre anualmente, e reforça o impacto de seus resultados, seja na escolha profissional dos participantes ou até mesmo na organização lógica para a tomada de decisões, inerente às atividades da mente humana, que se traduz em um hardware complexo e avançado.
Desta forma, esta área é dedicada para o acompanhamento dos participantes premiados da OIM, seus relatos sobre esta e outras olimpíadas, além dos impactos que a participação nas competições teve em sua formação.
Escrito por: Gracielle Araújo
Revisado por: Daniele Gonçalves

"A OIM junto da OBMEP me proporcionaram uma esperança de vida melhor, me mostraram que com a matemática posso ter um futuro brilhante. Tive a oportunidade de ter um conhecimento mais aprofundado com o PIC. Sinto que a cada etapa as olimpíadas me prepararam para uma vida universitária."
Medalha de Ouro 2018 - Escola Estadual Padre Vidigal
Medalha de Prata 2019 - Escola Estadual Padre Vidigal
Ícaro Memelli Silva

"Elas (as olimpíadas) nos ajudam primeiramente por motivar a ganhar medalhas, premiações, sempre me motiva a querer cada vez mais ser melhor, e além disso, ajuda a conseguir um emprego e ou vaga em faculdade, pois algumas delas valorizam muito esses certificados."
Medalha de Prata 2022 – Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo
Igor Vitor Dias dos Santos

"Ao efetuar um flanco de análise sobre a importância da OIM e outras olimpíadas em minha vida, ressalta-se, de sobremaneira, o desenvolvimento do raciocínio lógico, da análise de diversas possibilidades frente a uma situação/problema antes da tomada de ação e a importância do apoio e estímulo que as premiações oferecem. Para além, as olimpíadas se destacam pela valorização do conhecimento e estímulo a buscar melhorar após cada etapa."
Medalha de Bronze 2020 – SEPRO
Graduanda em Biomedicina
Faculdade UNA
Nicole Lopes Ferreira

"Ao participar da OIM e de outras olimpíadas, me ajudou a ter um pensar mais lógico e me acostumar a resolução de diferentes tipos de questões, assim me ajudando e facilitando na quando prestei processo seletivo para entrar no CEFET-MG e quando prestei ENEM, conseguindo fazer as questões de forma mais rápida e direto ao ponto."
Medalha de Bronze 2018 – Colégio Kennedy
Graduando em Sistemas de Informação
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Henrique Castro Caetano

"Participar da OIM foi uma experiência muito boa para mim. Quando ganhei minha medalha na OIM eu estava iniciando minha carreira na matemática e nas olimpíadas. Acho que a OIM, bem como as outras olimpíadas científicas, tem grande importância, pois incentiva bastante o aluno a estudar cada vez mais. A OIM me ajudou a me preparar para outras provas com os arquivos de provas antigas, fora a motivação maior que tive ao receber minha medalha. Depois que iniciei meus estudos para olimpíadas, pude viajar para outro estado, ir em algumas cerimônias de premiação, ganhar bolsa de iniciação científica que me ajudou bastante, pude conhecer amigos que me ajudam nos estudos e melhorei meu desempenho nos estudos, me tornando mais autodidata. Eu diria que as olimpíadas, inclusive a OIM, puderam me dar um gás para mudar minha vida."
Medalha de Prata 2021 – Complexo Integrado de Educação de Caetité
Victor Hugo Couto Boa Sorte

"Participar da OIM me ajudou bastante nos estudos, com ela comecei a praticar mais a matemática, e sinceramente, foi a primeira olimpíada que eu realmente gostei de ter participado! Além do fato de ser um simulado, que me ajudará no futuro em outros simulados como o ENEM."
Medalha de Prata 2022 – FIDE
Pedro Oliveira de Paula Andrade

"Como um entusiasta da matemática, estar participando da OIM me proporcionou não apenas medalhas, mas experiências as quais me fizeram chegar onde estou, cursando uma área na qual me interesso muito e estou satisfeito com ela."
Medalha de Bronze 2020 – SEPRO
Graduando em Engenharia da Computação
Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
Gabriel Bragança de Oliveira

"A OIM foi de grande importância no meu interesse pela Matemática, não a vendo mais como algo chato, mas sim como um hobbie."
Medalha de Ouro 2018 - Escola Estadual Padre Vidigal
Medalha de Bronze 2019 - Escola Estadual Padre Vidigal
Medalha de Bronze 2020 - Escola Estadual Padre Vidigal
Luiz Gustavo Lage Pereira Jacome Carneiro

"Lembro-me quando surgiu a oportunidade de participar da OIM: inicialmente, reagi de maneira negativa. Era meio receoso com a ideia de “olimpíada”, acreditando que seria pressionado em uma competição sem razão com competidores que nem conhecia. Entretanto, quando de fato participei, vi que minha primeira impressão estava completamente errada. Consigo, hoje, reconhecer a importância que a mesma teve para o desenvolvimento de meu pensamento lógico-matemático, realizando-o de uma maneira fantasticamente lúdica e orgânica. Através dela, o estudo e compreensão da matemática e seus fenômenos deixou de ser uma tarefa enxuta e quadrada para uma atividade leve e espontânea, com liberdade, tranquilidade e espaço para o pensamento criativo - que às vezes, erroneamente, acreditamos que não faz parte dessa área do conhecimento. De fato, não se trata de uma competição descompensada, mas sim de um espaço para aprender e ensinar matemática, onde todos crescem coletivamente. Ao fim, aproveito para agradecer às professoras Daniela e Daniele que me proporcionaram essa gratificante experiência, além de agradecer por todo suporte dado neste momento de minha vida - o qual guardo com a maior estima e consideração."
Medalha de Bronze 2019 e Ouro 2020 – Escola Sepro
Graduando em Ciência da Computação
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Arthur Negrão de Faria Martins da Costa

"Tive a oportunidade de participar da primeira edição da OIM enquanto estava no terceiro ano do ensino médio. Esta experiência incrível possibilitou a realização de um sonho com o ganho da minha primeira medalha de ouro em uma olimpíada de matemática. A partir disso, posso dizer que participar da OIM, aumentou ainda mais meu interesse pela matemática, favorecendo minha preparação para outras avaliações e ajudando-me a traçar meu caminho rumo à engenharia. Assim, compreendo hoje o quanto esta experiência ressoou na minha formação, auxiliando sobretudo no meu desenvolvimento intelectual e comportamental. Atualmente, tenho o prazer de ser integrante da equipe de organização da OIM, na esperança de poder retribuir parte destes benefícios e levar esta oportunidade a um público ainda maior. Acredito, baseada em minha experiência pessoal, que as olimpíadas de matemática, em
especial a OIM, proporcionam aos participantes não somente a oportunidade de expandir conhecimentos acadêmicos na área da matemática, mas também de exercitar habilidades cognitivas e comportamentais importantes para o desenvolvimento do aluno, uma vez que tais competições, nos impulsionam por de meio de desafios, a conectar conteúdos e pensar fora da caixa, exercitar nosso raciocínio lógico e nossa habilidade de tradução e resolução de problemas. Atrelado a isso, a participação em olimpíadas de matemática, nos dá a oportunidade de sermos premiados frente à escola e aos nossos familiares, e possivelmente de ingressar em uma universidade por meio de vagas olímpicas."
Medalha de Ouro 2018 – Escola Sepro
Graduanda em Engenharia de Materiais
Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
Samantha Nicoly das Mercês Cruz

"Minha jornada nas olimpíadas de matemática teve início em 2016, com a OBMEP. Desde a minha primeira participação, a matemática se tornou minha maior área de interesse e abriu diversas portas em minha vida acadêmica, desde um melhor desempenho em atividades escolares à possibilidade de bolsas em universidades federais como a UNIFEI. O meu prazer ao participar de olimpíadas nunca foi somente pela premiação em si, mas também pelas oportunidades que tive a partir delas. Participei de programas como PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), POTI (Polo Olímpico de Treinamento Intensivo) e OBMEP na escola, que me deram uma ótima base sobre matemática e ensinamentos que hoje, no curso que escolhi cursar (engenharia civil), me são necessários. Em minha primeira premiação, pela OBMEP, houve uma palestra a qual apontava dados preocupantes, a porcentagem de mulheres premiadas era muitíssimo menor que a de homens. Diante de tal cenário tive ainda mais gás para me dedicar ao estudo da matemática e me apaixonei pelos números. Espero que num futuro não tão distante nós mulheres possamos alcançar nosso merecido lugar na ciência. Durante minha jornada acadêmica busquei participar não somente de olimpíadas de matemática, mas também me aventurei por competições na área de ciências humanas, e, ainda que o foco seja as olimpíadas de matemática, aos que estão em uma jornada acadêmica recomendo se aventurar por todas as áreas, com conhecimento podemos alcançar lugares impensáveis, conhecimento é infinito e o caminho para um futuro melhor."